sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sobre exame de sangue


Dai que ontem eu fui fazer exame de sangue. Nada grave, só aquelas coisas normais de sempre, hemograma completo, tireóide... e outras coisas que eu nem sei o que são. Check up, apenas isso!

E vamos combinar que tirar sangue nem é um dos piores exames que a gente tem que fazer (principalmente as mulheres), é uma picadinha que arde um pouquinho e em um minutinho já acaba. Simples assim.

Fui eu lá no laboratório. 9:15 da manhã porque eu tinha feito o favor de comer no dia anterior as nove da noite (porque a minha lombriga estava devorando meu estômago).

Atendente: "Bom dia! 12 horas de jejum?"

Eu: "Sim. Na verdade 11 horas e 50 minutos, tem algum problema?"

Atendente: "Não, não. Só sentar ali e aguardar que a enfermeira já vem chamar."

Eu: "Tá bom, obrigada."

Sentei na cadeira confortável e fiquei olhando pra máquina de chocolate com uma vontade enorme de enfiar a boca embaixo daquela torneirinha (que não é torneira mas é por ali que sai o chocolate quente) e ficar uns 5 minutos tomando aquilo, porque eu tava morrendo de fome.

Enfermeira: "Bom dia! Vamos entrar?"

Eu: "Bom dia! Vamos."

Peguei minha bolsa e entrei naquela salinha apertada e branca. Nossa como as coisas são brancas! Acho que é esso o problema desses lugares médicos. É tudo muito sem cor, tudo muito apagado. Dá a impressão que você já morreu e tá no céu num dia nublado. Sentei, pendurei minha bolsa no gancho que tinha na parede e coloquei meu braço semi transparente com as veias todas aparecendo (como um mapa hidrográfico) naquele aparador para a enfermeira quase me mutilar com aquele elastiquinho do inferno que faz com que a mão da gente já fique formigando.

Elastiquinho apertado, agulha em mãos e lá vamos nós. Ela olhando pra minha veia, eu olhando pro lado de fora da salinha e o coração já batendo mais forte. Picada ardida! Senti ela colocando o primeiro tubinho na agulha. Logo ele ficou cheio e veio o segundo tubinho. Esse já demorou um pouquinho mais a encher e eu ali imaginando que logo meu sangue ia para de jorrar ali dentro e ia demorar mais ainda pra encher o terceiro tubinho. Tirado o segundo tubinho. Espetado o terceiro. Pra mim o mundo já começou a ficar um pouco mais lento, um zumbido bem baixinho começou a acontecer dentro da minha cabeça. Pensei "Ufa, ainda bem que é o último". Tirado o terceiro tubinho e para a minha surpresa ela espeta o quarto tubinho la no meu braço (e ai sim fomos surpreendidos novamente). Que a essas alturas já não era um simples tubinho, era um balde que não tinha fundo. É incrível como aquelas coisinhas pequenas podem se tornar tão grandes. Dentro de cada frasquinho daquele cabia provavelmente um metro cúbico de sangue.

Comecei a ver pontinhos pretos por todo lugar. Ela tirou o quarto tubinho, e colocou aquele esparadrapo no meu braço e falou pra eu apertar. Ah tá! Apertar! Eu não tava nem tendo forças pra manter minha cabeça erguida.

Enfermeira: "Tá tudo bem?"

Eu: "Tá sim"

Ela foi levar o sangue pra outra sala e eu fiquei ali sentada morrendo de vergonha de desmaiar, afinal com 1,7m de altura e 29 anos nas costas, passando mal pra tirar sangue? Pensei que se eu me concentrasse e respirasse fundo tudo aquilo ia passar e eu ia sair dali andando como uma pessoa normal. Inspira, expira, inspira, expira. Tá, não tava dando certo. Lembrei de uma outra vez que eu também tinha passado mal e a enfermeira tinha pedido pra eu abaixar a cabeça até os joelhos. Tentei isso de novo. Não deu resultado e a enfermeira ainda me pegou abaixada.

Enfermeira: "Você tá passando mal?"

Eu: (zumbido alto no ouvido, pontinhos pretos se multiplicando tão rápido quanto a velocidade da luz) "Acho que eu to passando um pouquinho mal..."

Enfermeira: "Vem aqui na outra sala deitar um pouc......." (e a voz dela sumiu no zumbido)

Foi quando eu comecei a sonhar com um pessoal da escola que não via há muito tempo. De repente meu sonho foi interrompido porque alguém me chaqualhou. Abri os olhos e vi uma outra mulher ai em cima de mim perguntando pra outra se eu tinha vomitado, dai percebi que pela n-ésima vez eu tinha desmaiado tirando sangue.

Fiquei la deitada mais ou menos uma meia hora pensando que não tinha jeito, que isso ia me acompanhar a vida toda e se um dia eu tivesse filhos eu não ia sequer brigar com eles por darem vexame em laboratórios médicos (assim como mamãe fazia comigo). Eu sou um fracasso. Como disse meu chefe "você é uma mulher ou um pé de couve?" Sendo que pé de couve não precisa tirar sangue, ná próxima vida pretendo responder essa resposta com um "Sim, eu sou um pé de couve".

E falando em ter filhos... dá pra me apagar e só me acordar quando eles ja tiverem 18 anos?

67 comentários:

  1. HEI PE DE COUVE,ADOREI TEU POST! VOCÊ E MUITO DOIDA, MAS DEI MUITAS RISADAS!

    ResponderExcluir
  2. Parabens , Maravilhoso POSt

    ResponderExcluir
  3. me indentifiquei muito com seu texto!! hj mesmo fui tirar sangue e aconteceu exatamente a mesma coisa comigo... fico super envergonhada, mas não consigo evitar... qd colocam aquele elástico... afs!! começo a suar, ficar branca... o coração bate rápido... tb ouço zumbidos... mas não chego a desmaiar... mas é muito constragedor.. mas até hj não consegui curar isso.. pesquisando na net vejo que muita gente passa por isso... mas mesmo assim acho chato, mas fazer o que? Tanto que prefiro ir sozinha (até pq minha mãe tb fica zoando... e isso é o que a gente menos precisa nessas horas: de gente zoando uma "fraqueza" pessoal e pior, um fraqueza que não conseguimos controlar...

    ResponderExcluir
  4. hoje aconteceu o msmo comigo mas nem chequei a fazer a colheita pois desmaiei passado segundos de sentar naquela cadeira...panico ansiedade medo!
    e ninguem me compreende!

    ResponderExcluir
  5. Isso e tipico meu. Sempre quando vou fazer exame de sangue, sento naquela cadeira, quando a enfermeira coloca a liga normal so meu braco que fica dormente, mas quando ela comeca a tirar sangue eu comeco a fica com tontura forte e enjoo. uma vez tava no hospital fiquei meio lesada e quando me levantei alguns minutos depois quase desmaiei, comecei a sentir um negocio n garganta um tontura enjoo e nao enchergava nada, a minha sorte era tava escostada na parede e sentei no chao, mas depois foi passando, e passei a tarde com lezeira com mal estar, e horrivel ficar morrendo porque tirei sangue.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkk...eis que eu estava pesquisando soluções para o meu problema e o que encontro? mais pessoas escrevendo sobre terem exatamente o mesmo problema. Desde criança passo por isso (e olha que lá se vão 30 anos!). Já começo a amolecer quando colocam o garrote no meu braço e não há uma única coleta de exame em que eu termine acordada. Sempre o mesmo vexame. Já me ensinaram milhares de técnicas, mas não consigo, a fobia é maior. O mais terrível é suportar o olhar de deboche das pessoas que simplesmente acham que é frescura. Quem não tem o problema, não entende. Já houve vezes em que desmaiei antes de começar o exame, tamanha a ansiedade. Noutras, me controlei com técnicas respiratórias, fiz o exame todinho, saí da sala toda me achando a corajosa e desabei na recepção ou no estacionamento da clínica... mico atrás de mico. Minha pressão despenca, não tem jeito. Exame laboral na empresa, nem faço que é para ninguém por lá saber a patife que sou. Levo o exame pronto do laboratório. Difícil viver assim, viu?

    ResponderExcluir
  7. Hoje, por coincidência, achei este blog.kkkkkkkkkkkkkk não é de rir, mas é que passo pela mesma situação. Desde muito nova (onde tive até que tomar sangue, por causa de uma anemia que nunca acaba). Quando criança, além do medo, nervoso e tal, ainda tinha a raiva das queridinhas que me ofereciam aquelas luvas de borracha em troca de 'não passar mal'. Eu que não sabia xingar, mas no meu inconsciente, com certeza eu as mandava pra pqp!kkkkkkkkkkkkkk Depois de certa idade, enrolo o máximo pra não ter que ficar tirando sangue de 6 em 6 meses, exatamente pelo constrangimento de desmaiar. E olha que já tenho 31 anos e até hoje vou com minha mãe, porque sempre que a moça fala 'prontinho' ahhhhh é tiro e queda, (Queda mesmo!!!primeiro vou pro chão, depois quero ir pro banheiro com ansia de vômito, sabendo que não tem nada pra sair. O nervoso é tanto que a veia some...Aí fico com a borrachinha nos 2 braços, aquele que mostrar a veia primeiro, é a vítima.
    Hoje, fui tirar sangue. Até brinquei com a moça pela quantidade que ela tirou que devia ter me deixado ainda mais anêmica,foi um tubão!!! fui respirando fundo, não olho 'pra coisa', fico olhando pro lado e rezando pra não passar mal,quando menos espero, começo a ver os pontinhos pretos voando na minha frente, começo a me sentir gelada e o zumbido no ouvido. Teve vezes que só ouvia a parte em que a moça dizia: "Ah, a cor dela já está voltando, vai melhorar"...mas hoje, graças a Deus, não fui a tanto. Faço a técnica do samucão!! Ficar pra cima e pra baixo com a cabeça, respirando fundo e aos poucos vou voltando ao normal. Como todos dizem: alguns chamam de frescura, mas só os que tem sabem que não é. Quem me dera poder fazer isso, ir sozinha, voltar sozinha sem cair no meio da rua, como muitas vezes já aconteceu....Sem contar que, depois que chego em casa, fico com meu braço estranho, parece que levo a seringa grudada no braço. Não é dor, mas é um incômodo que atrapalha em tudo.É horrível, vc se sentir a bbzinha com mais de 30 anos nas costas.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Putz, curti bastante teu post. Principalmente porque depois de amanhã irei ter que tirar sangue. Não sei o que será pior, o jejum ou estado zumbi que vem depois do 3 vidrinho. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estado zumbi é ótima!!! hahahahahahah é assim mesmo!
      Força lá.. estarei torcendo por você..rs..
      bjoks

      Excluir
  9. Vou fazer exame de sangue amanhã, o nervosismo é grande pois tenho medo de agulhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane!!!
      Espero que corra tudo bem.. odeio tirar sangue...rs
      bjoks

      Excluir
    2. Nossa como é bom rir
      Amei seu posto
      Passei pela mesma situação,e muito igual parecia que fui eu que escrevi
      Não tenho vergonha do que passo,não é frescura
      Mas fazer o que
      Acho que a mente é que faz tudo isso

      Kkklkk
      Mas foi muito bom eu ler isso
      Muita risada mesmo

      Excluir
  10. É bom saber que agente não é a única pessoa que sofre com isso. Hoje fui fazer exame sozinha, tentei trabalhar o meu psicológico para não passar mal, mas não teve jeito. Depois de todos aqueles frascos de sangue comecei a me sentir mal... no meu caso não é apenas um desmaio, é um mal estar muito ruim, não consigo respirar direito começo a passar muito mal as mãos ficam dormentes e enrijecidas, a enfermeira logo chamou a outra e levantou minhas pernas ( eu já sabia que isso ajudava) e me levou para um salinha pra eu deitar, e fiquei lá controlando a respiração até passar, desta vez não cheguei a apagar, mas demorou a passar. Fiquei mais de trinta minutos deitada esperando melhorar, fiquei com uma sensação ruim em um dos olhos como se tivesse embaçada minha vista. Depois levantei ainda meio zonza e fui comer para ir embora. Também tenho 29 anos e morro de vergonha, estou querendo engravidar e fico preocupada com isso que tenho ha muito tempo e não passa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei tão aliviada de não ser a única.... bem hj foi terrível, assim que colheu um tubinho, já era... pontinhos pretos.... suadeira... fiquei gelada... branca... lábios roxos... avisei a enfermeira antes da coleta para ela não levar um susto, mas ela logo chamou a outra enfermeira, estava super preocupada... eu tentava levantar da cadeira e não conseguia, não tinha forças... me trouxeram água bem gelada e foi ótimo melhorei um pouquinho e levantei, ocorre que na volta para o trabalho passei mal novamente e quase desmaiei dentro do metro, desci em uma estação, sentei e esperei melhorar para prosseguir... só que estou grávida... e morrendo de medo do parto, quando se perde muito sangue... acho que não vou poder com a cesária...

      Excluir
    2. Ta parecendo Ansiedade e Transtorno de Pânico. É incrível como nosso inconsciente nos faz sentir sintomas físicos só que sem ter doença alguma. Eu passo por isso também, Mas não desmaio nem passo mal, apenas a expectativa de acontecer já me atormenta. Hoje mesmo tirei sangue e foram uns 10 a 12 tubinhos. Não senti nada, apenas muita ansiedade a ponto de vc achar que esta passando mal sem de fato estar. Vou me livrar disso é horrível viver a vida esperando sempre pelo pior...

      Excluir
  11. Eu SEMPRE desmaio qndo tiro sangue... evito ao máximo fazer exames, hahaha! Uma coisa que ajuda é tirar o sangue já deitada numa maca. E, se possível fazer a colta domiciliar tbm ajuda bastante, principalmente no quesito pagação de mico.

    ResponderExcluir
  12. Amei seu post!!!! Eu tbm passo muito mal. Quando eu era pequena ainda vomitava, hoje desmaio... E sou daquelas q chega no médico e já avisa: nem adianta pedir exame de sangue q eu nao vou fazer! Eles nem pedem..rs. Mas resolvi fazer uma cirurgia, até marquei para novembro, mas resolvi antecipar o máximo, então tenho que fazer o maldito exame arcaico até sabado que vem... Só de pensar já começo entrar em pânico. Pedi pro meu namorado ir comigo (p eu nao dar o mesmo vexame da ultima x q fui com o meu pai q eu nao parava de chorar), nao sei se vou conseguir, mas já avisei: se prepara pq entro em panico e desmaio. Sério, com tanta tecnologia no mundo, pq o exame de sangue tem q ser tão arcaico e horrivel e asqueroso?!?! Ah.. eu tbm tenho 29 anos.

    ResponderExcluir
  13. nossa muito bom acabou de acontecer isso comigo estava tao envergonhada mas vc me animou muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. nossa muito bom acabou de acontecer isso comigo estava tao envergonhada mas vc me animou muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Senti algo parecido hj mais não desmaiei, só dei suadeira!

    ResponderExcluir
  16. qdo era criança desmaiei e hj fui fazer exame de sangue e tenho 25 anos qdo começou a tirar o sangue antes estava nervosa mais nem olhei para agulha e mesmo assim a vista escureceu o suador começou tive que ficar um tempinho sentada com a cabeça baixa...não cheguei a desmaiar menos mal..rs

    ResponderExcluir
  17. Normal, sou homem e tenho 29 anos e fui hoje fazer o exame onde foram tirado 4 frascos de sangue. Não deu outra: acabou de colher, a enfermeira disse: Pode ir... Ao caminhar em direção à saída do posto, comecei a passar mal e tive que me sentar imediatamente, o que passou logo a sensação de desmaio. Esperei um pouco, me levantei e caminhei em direção à rua e, novamente, comecei a sentir a tontura. Minha mãe estava comigo, pois ela sabe que sofro esse trauma, daí esperei mais um pouco e levantei e disse: agora dá para ir, e ao andar mais 5 metros começou novamente, daí eu disse: ferrou, agora só falta eu ter adquirido outro trauma (o medo de levantar). Isso era a questão do jejum, pedi pra minha mãe comprar alguma coisa na padaria próxima do posto pra mim comer, e ela trouxe um copo de leite e um pão de queijo grande que, ao comer e beber todo o leite, uns minutos depois após ter terminado a refeição, me levantei e o mal estar havia desaparecido. Não adianta trabalhar o psicológico, pois nesse caso tem a ver também com o fisiológico da pessoa, e por estar em jejum muito tempo acaba interferindo também. Os médicos dizem que isso é normal nas pessoas que tem esse problema, digamos assim, mas que o correto é após a coleta você permanecer sentado em algum lugar por pelo menos 15 minutos e tomar, por exemplo, groselha (algumas clínicas eles já tem para dar aos pacientes após a coleta) ou melhor ainda você se alimentar e depois ir embora. Como disse, não é só fator psicológico, mas também um fator do seu organismo, e cada pessoa tem um organismo diferente. Eu mesmo quero que se dane todo mundo. Eu, por exemplo, hoje ao fazer a colega, o medo era tanto que até peidei e subiu aquele cheiro, daí eu fiquei assoprando pro cheiro não subir para a enfermeira, rsrsr quando for tirar sangue, tente lembrar daquele episódio do Mr Bean que foi ao dentista e tudo deu errado, e o mico foi grande... Enfim, não esquenta com mico, cada um tem os seus problemas, e esses, digamos, abençoados que não sofrem em tirar sangue, com certeza tem alguma fobia para outra coisa...

    ResponderExcluir
  18. Hoje foi a primeira vez que aconteceu isso comigo (em nenhuma das outras vezes que eu tirei sangue eu passei mal). Enfim, tudo o que eu tenho pra dizer é que junta uma sensação horrível de mal estar com aquele mico de todo mundo te olhando. Faz parte né?! Mas estou na torcida para que inventem uma forma menos invasiva e arcaica de fazermos exames. Grande abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  19. Pior que passo mal no exame e depois ainda fico lesada uns três dias ...
    Tristeza :'(

    ResponderExcluir
  20. Pior que passo mal no exame e depois ainda fico lesada uns três dias ...
    Tristeza :'(

    ResponderExcluir
  21. Pior que passo mal no exame e depois ainda fico lesada uns três dias ...
    Tristeza :'(

    ResponderExcluir
  22. Que tristezaaa... E ainda fico lesada o restante do dia, bom saber que ñ sou só eu rsrs

    ResponderExcluir
  23. Eita, ñ é nada fácil! Tenho este problema desde criança e hoje já com meus quase 38 ainda passo horrores quando tenho q fazer essa droga d exame; passo mal demais, acaba comigo e com o meu dia! Tento evitar o máximo, mas em pleno século 21 ainda ñ disponibilizaram à grande maioria da população mundial, um tipo d exame q se descobre tudo através da análise do fio d cabelo da pessoa (como já existe em países desenvolvidos) e por conta desse atraso ocorre todo esse sofrimento; Tento d tudo: técnica d respiração, pensamento positivo, fechar os olhos e fazer a coleta deitada ( é o q deu mais certo até agora) mas queria mesmo q fosse encontrada a "cura" definitiva e ser "normal" pois, imaginar q estou envelhecendo e ñ consigo me superar nessa questão me causa mais pânico e preocupação. O jeito por enquanto e buscar ajuda profissional e tentar amenizar o q p/ mtos é algo rotineiro e simples mas p/ mim é uma sessão de tortura!

    Muita saúde p/ todos nós.

    ResponderExcluir
  24. Sou também assim..que "bom" pessoas que nem eu, pensei que eu seria o único no mundo assim.

    ResponderExcluir
  25. Nossa só de ler eu já to passando mal kkkkkkkkk é serio gente no meu caso foi a msm coisa mais tirou sangue só uma vez dai eu atava até conversando de boa na sala com as enfermeiras... dai quando fui sentar pra comer algo, eu comecei a sentir canseira e o coração batendo muito forte, derrepente começou a ficar tudo cinza e foi embaçando visão, - orrivel , dai o tal zumbido ,e eu fiquei por um triz de desmaiar na quele momento me sentir como se tivesse resucitado kkkkk mais falando serio foi a pior coisa que já passei referente a tirar sangue!

    ResponderExcluir
  26. O jeito é sempre pedir pra pessoa que for coletar pra ficar deitado ou então numa cadeira mais confortável, e ficar por volta de 15 minutos ali sentado, respirando e pedindo pra pessoa ver se a "cor" do rosto voltou. É um saco

    ResponderExcluir
  27. Nossa acho que seu post conseguiu me tirar do ar uns minutos...ri bastante rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Eu entrei procurando respostas, vou sair sem nenhuma, contudo adorei o post e me identifiquei com você. Ontem fui tirar sangue para exames, apenas dois tubinhos e passei mal. Imaginem: 17 anos, barbudo e com pique de marombado passando mal. KKKKKKKKKK Ai foi triste, vários olhares, crianças ao meu lado lanchando após tirarem sangue sem ao menos suarem KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  29. KKK! Adorei! Comigo aconteceu igualzinho! Sendo q só aconteceu uma vez, pelo menos até agora, 2 anos atrás, mas eu fiquei supertraumatizada e agora fico super nervosa quando preciso tirar sangue. Toda vez aviso à pessoa q vai tirar meu sangue. Faltou vc falar da sensação de quando você acorda depois do desmaio. Eu fui acordando aos poucos, ouvindo a mulher chamar meu nome, vendo tudo branco e aos poucos as imagens foram aparecendo. E eu sentia meu corpo todo formigando, principalmente as extremidades. Demorei mais de meia hora pra conseguir caminhar e tive que chamar minha mãe pra ir me buscar no laboratório pq eu não tinha condições de dirigir. Só fui me sentir melhor mesmo lá pra de tarde.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Ah, continuando, eu nunca tive medo de agulha nem de tirar sangue, isso aconteceu só quando eu já tinha 26 anos nas costas de muitos exames de sangue feitos... Não sei oq aconteceu!! Eu acho q foi fraqueza mesmo de passar 2 horas esperando na clínica pra ser atendida, e já morrendo de fome de tantas horas de jejum. Culpa da unimed.

    ResponderExcluir
  32. Kkkkkkkkkkkkkkkkk adorei o jeito que você escreve, ri muito! Também sou um pé de couve...

    ResponderExcluir
  33. Pensei que eu era a unica a da vechame kkkkk
    eu ate choro .
    kkkk

    ResponderExcluir
  34. Achei q fosse só eu! Tirar sangue e desmaiar é fato, agora só tiro deitada e com minha mãe do lado.. Levanto da maca depois de bom tempo, a vista escurece, começo a ouvir um zumbido no ouvindo e as mãos ficam molhadas de suor!

    ResponderExcluir
  35. Nossa,parabéns, adorei o post. Só assim pra eu rir da minha situação kkkkkkkk. Hoje fui tirar sangue e foi muuito msm, tipo uns 6 tubinhos; cheguei la, comecei a conversar com a enfermeira de boa, fiquei toda feliz pq normalmente eu sinto mta nausea, aí ela foi e me pediu pra segurar o algodao no meu braço e comecei a sentir uma tontura e uma nausea fenomenal e falei pra moça; do na puff, sonhei com um trem super esquisito, tinha arco iris, umas pessoas e tal. Foi quando eu ouvi uma moça me chamando e tava tdo embaçado e eu n sabia onde q eu tava, aí eu lembrei q tava tirando sangue kkkkkkkk tinha 3 enfermeiros em minha volta e eu pensei (gente q q isso) e a mulher perguntando se eu tava melhorando e eu com uma nausea desgraçada e parecia q eu tinha levado um super murro na cara kkkkkkkk e pra piorar eu tava sem a minha mae cara kkkkkkkkkk so sei q nunca mais tiro sangue.....

    ResponderExcluir
  36. Gente só tirei uma vez e isso me aconteceu há anos não tirava hoje fui tirar na fila de espera msm eu comecei a ter as ziquiziras, e tipo eu sou esragiaio nesse hospital, de repente quando eu volto a si, todo meu setor estava lá kkk tinham ligado pra lá falando que eu tinha desmaiado, e por fim não consegui tirar, voltarei amanhã sei que vai acontecer mas vamos que vamos kkk

    ResponderExcluir
  37. Eu sempre tive muito medo, mas nunca tinha desmaiado. Justamente no dia que eu desmaiei pela primeira vez na vida, eu já tinha tirado o sangue, saído da sala, andado, procurado algo pra comer (pq meu estômago queimou de fome quando terminei de tirar o sangue) e aí comecei a sentir o corpo pesado, tudo girar e depois PUFF desmaiei.

    ResponderExcluir
  38. Oi, somos dois pés de couve ! No meu caso, como sou homem, ainda tenho que aguentar o povo dizendo que é viadagem mesmo ! Tudo bem, tamos aí... Pelo menos desta vez eu tive a ideia de pesquisar na internet e descobri que nestes casos o bom é explicar esta condição na hora da coleta e pedir para tirar o sangue deitado. Teoricamente o sangue não deixa de chegar ao cérebro e a gente não desmaia, mas o desconforo deve permanecer. Vou tentar isso na próxima vez.

    ResponderExcluir
  39. Eu fujo de exames de sangue há anos, sempre fui uma daquelas crianças que fazia escândalo, só que hoje tomei coragem e fui, aproveitando que meu pai também tinha que fazer. Fiquei toda ansiosa, nervosa mesmo. mas aí, não sei nem já tinha terminado, foi tão rápido, mas de repente lá estavam duas infermeiras me sacudindo, mandando eu colocar as pernas pra cima. Tinha desmaiado, o primeiro desmaio da minha vida, aos 19 anos. E o pior é que todo mundo da minha casa ficou espantado, meu pai tá me zuando até agora. Mas aí pesquisei sobre isso no google, e encontrando seu blog e lendo os comentários do pessoal, estou até mais tranquila e feliz de que não sou a única que sofreu/sofre com isso. Agora é torcer para que meus exames venham normais, por que vou fugir dos exames de sangue por mais tempo haha. Obrigada por escrever!

    ResponderExcluir
  40. Sempre passo mal ao fazer exame de sangue desde pequena,quando criança eu vomitava...hoje mesmo com 26 anos fui fazer exame depois de jejum de quase 15 horas me chamaram entrei na salinha do panico rsrs e la se foram 4 vidrinhos,bem na hora q eu ia falar nossa foi tao rapido minhas vistas escurecerao ,comecei a me sentir mal,um formigamento,coraçao disparado só ouvia a enfermeira dizendo abaixa a cabeça o maximo q puder demorou um pouco pra voltar,ela me orientou para das proximas vezes pedir para fazer deitada ,toda vez é isso mas estou muito aliviada de saber q nao é só comigo

    ResponderExcluir
  41. Estão falando de mim? Porque parece! Fiquei até mais aliviada por saber que não sou a única. É de fato vergonhoso. Já pensei em procurar psicólogo, psiquiatra, neurologia, sei lá!

    ResponderExcluir
  42. Olá, gente eu sou como todos aqui!
    Hoje, depois de 2 semanas ensaiando e desistindo, hoje acordei e decidi bem corajosa.. Hoje eu vou!!!
    Então fui, cheguei e pedi pra tirar deitada ( que me deram essa dica), então foi isso!
    Mas dai deitadinha, e tal, a enfermeira não conseguia achar a veia, pq eu tava muito nervosa, dai começou a me machucar, dai eu pedi pra desistir! Mas ela disse que ia pegar uma agulha de Bebê, e ai conseguiu tirar, e realmente tirou e deu tudo certo!
    Fui embora e hj consegui!
    Minha dica:
    tirar deitada
    respirar fundo
    e agulha de Bebê
    o resto é rezar;;kkk

    boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  43. Isso sempre aconteceu comigo, desde pequena. Morro de medo, sou traumatizada, e evito o máximo tirar sangue. Meu sonho é fazer uma cirurgia plástica, mas só de pensar nos exames laboratoriais eu desisto. Muitas vezes a enfermeira não chega a terminar de colher o sangue e eu já estou ali desacordada. Minha mãe sempre me acompanha, eu tento o máximo controlar, mas acaba sendo mais forte do que eu. Será que existe algum tipo de tratamento para esse trauma?

    ResponderExcluir
  44. Isso infelizmente acontece sempre comigo, fujo das consultas pois sei que os médicos vão pedir exames e principalmente a famosa coleta de sangue :(
    Não sei o que faço para me controlar , esse medo consegue me vencer de uma forma inexplicável!!!!!!
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li todas as postagens aqui e me deu vontade de responder a todas,mas é impossível.
      Tenho a resposta e a solução para esse tipo de problema. Eu também sofro desse mal, ou melhor, sofria. Hoje não deixo certos infermeiros ou médicos me humilharem, dizendo: "que vergonha um homem desse tamanho tendo medo de exame de sangue". Tem crianças de 6 meses que também tem esse problema.. Descobri quase sem querer como resolver isso. É simples, mas não sei porque a classe médica não usa em respeito aos pacientes. 1º vou falar o que acontece quando se está extraindo sangue, mesmo em dose pequena no caso de um simples hemograma. No corpo tem um volume certo de sangue. Quando é extraido, o sangue começa a tomar velocidade pra ocupar o espaço vazio. Com isso a nossa presão começa a baixar, causando a tontura. É o mesmo que você correr a exaustão. A pessoa tonteia, pois também tem o problema da falta de oxigênio do cérebro. Normalmente isso ocorre com quem já tem algum sintoma de pressão baixa, que é o meu caso. No calor eu sinto mais. Imagina uma pessoa que já tem pressão baixa em jujum. Piora ainda mais, né. Sendo assim o corpo não vai aceitar qualquer retirada de sangue no sistema normal que esses infermeiros estão acostumados...A pessoa vai tontear sim e pode até desmaiar.
      Então qual a solução ? Descobri por acaso....Na minha última vez, avisei o infermeiro que não gostava muito de exames de sangue..Ele apens me disse. É só ficar calmo..Não me disse nada animador né, pois todos dizem isso, Pois bem... To ali com meu braço esticado aguardando pro sacrifício, esperando a hora de os mosquitinhos aparecerem nos meus olhos, ou pior. Desmaiar. Quando pra minha surpresa ele, o infermeiro me pergunta; Tá tudo bem ? Eu respondi que sim e que ele podia continuar, pois a simples picadinha eu já tinha sentido, mas sem problemas. Qual foi a respota dele.......JÁ TERMINEI. Eu confuso, perguntei como assim, terminei ? Você não extraiu nada ? Ele riu e disse. Extraí sim, é que usei uma agulha fina e fiz lentamente.....Então não me contive e perguntei. Mas porque todos os infermeiros não agem assim como você, quando o paciente tem esse problema ? Ele falou que apesar disso ser muito normal, muitos infermeiros querem fazer o exame rápido pra acabar logo. Então concluí que a solução desse nosso problema está no tipo da agulha e a velocidade da extração pra dar tempo do corpo reagir, mas isso de forma lenta..Se fizer deitado melhor. Hoje me sinto livre desse mal, porém dentro nessa técnica... Gostaram ?
      Repasse isso pra outras pessoas, pois os médicos e certos infermeiros só sabem humilhar os pacientes...Outras dúvidas é só me responder para salber13@hotmail.com
      Abraços.

      Excluir
  45. Eu também passava bem mal, sempre quase desmaiava e tinha que tirar deitada, mas no meu caso era frescura mesmo pq ano passado tive que fazer esse exame 3 vezes e meio que acostumei, daí passou a frescura. Tirei 4 tubos outro dia e sai de boa, rs.

    ResponderExcluir
  46. Olá, tudo muito parecido ao que ocorre comigo, mas isso começou de UBS 5 anos para cá. Tenho 45 anos e sou dentista. Minha raiva é ainda maior de mim mesma por ser profissional de saúde. Hoje foi a pior experiência que tive, pois desmaiei e vomitei dentro do laboratório. Estou com medo de acontecer isso de novo da próxima vez. Ler este blog me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  47. Não se preocupem galera!!
    Curso Biomedicina, nunca tive problemas com sangue, até que um dia, em uma aula prática, me deparo nessa situação. Coletei de duas pessoas e não me deu nada, quando foram coletar de mim, levei algumas picadas a mais que o normal, até que o inacreditável acontece, eu desmaiei, é aquela que nunca teve problema com sangue desmaiou, claro que todos riram de mim, inclusive os professores, mas como não dou bola, levei na brincadeira também. Andei treinando ultimamente sozinha com um responsável junto, e acreditem, continuo a desmaiar, da tempo deu acabar de coleta da pessoa e tudo fica embaçado. Fico nervosa, e isso faz com que eu desmaie, pois falta oxigênio nos meus membros inferiores e o sangue vai ser bombeado mais rápido para lá, e falta no meu cérebro. Querem uma dica? Se quando forem fazer uma coleta, e tiverem a oportunidade de deixarem as pernas deitadas ou erguidas, façam isso, será mais fácil do sangue circular, não estou dizendo que não vão desmaiar, estou apenas dizendo que de repente demorem mais a desmaiar, ou até não desmaiei, isso vai do corpo de cada pessoa. Para mim isso é mais difícil, pois quem coleta sou eu, e não tenho como deitar HAHAHA.
    OBS: Não tenham vergonha de algo tão natural do ser humano.

    ResponderExcluir
  48. Nossa, me identifiquei muito com esse post. Sempre, desde pequena, acontecia isso comigo. Não chegava a desmaiar, mas era terminar de tirar o sangue e... batata! Parecia que o mundo ia desaparecendo à minha frente, tudo ficando distante... Fora que ainda começava a suar frio e minha blusa ficava toda molhada nas costas... Não era um mico, era um orangotango! Até que um dia fui tirar sangue e avisei para enfermeira que passava mal, e então ela me perguntou se eu não queria tirar o sangue deitada. Ela não sabe disso, mas ela tornou meus dias melhores...rsrsrs. A partir desse dia só peço para tirar o sangue deitada. Depois que comecei a fazer isso, nunca mais passei mal! =D .
    P.S: Sim, as pessoas ainda continuam me zuando, mas, pelo menos, não fico mais com aquele mal estar. ;)

    ResponderExcluir
  49. aconteceu o mesmo comigo só não cheguei a desmaiar mas quase desmaiei,,, hahahaha

    ResponderExcluir
  50. Olá pessoal. Estamos no mesmo barco. Gostaria de saber as técnicas que vcs utilizam para pelo menos amenizar. Eu nem todas as vezes passo mal. Agora sempre vou num lab que tem poltronas. Mas hoje as poltronas estavam cheias éo bonitão aqui, há bastante tempo não sentia essas loucuras... Vamos lá aqui mesmo... Disse a moça. Respirava ofegante e nada... Estou com dor nas costas e zonzo. Não cai da cadeira e so não sei o tempo que fiquei desmaiado pq fiquei com vergonha de perguntar. Tenho 33 anos e homem... Para piorar uma menina de uns 10 anos me falou: vc é homem... Não pode ter isso... Pensei... "Eita mundo machista" kkkkk. Um abraço pessoal... Eu de agora em diante... Do na poltrona ou maca. Um abraço e achei ótimo o texto e comentários.

    ResponderExcluir
  51. Caramba!!! Eu tenho 38 anos de idade, 1,71 m, 104 kg e tenho "pavor" de injeção e tirar sangue. Passo mal. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  52. No meu caso é bem complicado tbm. Eu tenho hipoglicemia o que acaba piorando todo o quadro. Não consigo ficar mais de 3 horas sem comer, imagina 12. Mas sempre fiz exame e nunca passei mal. Ate que um dia num check-up a médica pediu tanta coisa, tantos tubos. E pra completar demorei mt pra ser atendida. No terceiro tubo eu ja apaguei. Quando voltei vi duas enfermeiras e um segurança me segurando e me dando chocolate quente e biscoito.
    Nunca mais fiz exame, fiquei com trauma. Mas é um mau necessário então vou amanhã. Mas hj eu fui só pra falar que tem que ter todo um cuidado comigo kkk então a enfermeira disse pra eu chegar e avisar que tenho hipoglicemia que assim eu passo na frente, e me disse tbm pra fazer deitada. Quando ela tirar a agulha ja vou tomar um chá e comer biscoito. Uma enfermeira tbm me disse que beber água durante o exame ajuda. Vamos ver.

    ResponderExcluir
  53. No meu caso é bem complicado tbm. Eu tenho hipoglicemia o que acaba piorando todo o quadro. Não consigo ficar mais de 3 horas sem comer, imagina 12. Mas sempre fiz exame e nunca passei mal. Ate que um dia num check-up a médica pediu tanta coisa, tantos tubos. E pra completar demorei mt pra ser atendida. No terceiro tubo eu ja apaguei. Quando voltei vi duas enfermeiras e um segurança me segurando e me dando chocolate quente e biscoito.
    Nunca mais fiz exame, fiquei com trauma. Mas é um mau necessário então vou amanhã. Mas hj eu fui só pra falar que tem que ter todo um cuidado comigo kkk então a enfermeira disse pra eu chegar e avisar que tenho hipoglicemia que assim eu passo na frente, e me disse tbm pra fazer deitada. Quando ela tirar a agulha ja vou tomar um chá e comer biscoito. Uma enfermeira tbm me disse que beber água durante o exame ajuda. Vamos ver.

    ResponderExcluir
  54. Acabou de accontecer comigo, e relamente a técnica de tirar sangue deitado funciona, sentado desmaio, deitado sem problemas.

    ResponderExcluir
  55. Acabou de accontecer comigo, e relamente a técnica de tirar sangue deitado funciona, sentado desmaio, deitado sem problemas.

    ResponderExcluir
  56. Ótimo post! Quando vc fala que desmaia tirando sangue, acham que é frescura. Faço de tudo para adiar tirar sangue, faço todos os outros exames mas esse. Tenhamos fé que um dia a gente vai ter conserto! Kkk Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  57. Ótimo post! Quando vc fala que desmaia tirando sangue, acham que é frescura. Faço de tudo para adiar tirar sangue, faço todos os outros exames mas esse. Tenhamos fé que um dia a gente vai ter conserto! Kkk Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  58. Gente estou muito feliz em ver todos esses posts e finalmente descobrir que eu não tenho nenhum problema, que muitas pessoas sentem o mesmo...achava que era algo comigo porque eu passo mal no momento que colocam aquele elastiquinho do inferno kkkkkk e realmente é uma situação muito complicada e constrangedora e além de todos os sintomas e micos contados acima, a última vez pra mim foi pior ainda porque além do hemograma precisava fazer exame de urina...adivinhem ???? Após todo ritual de tontura, queda de pressão, mal estar e desmaio ainda acordo toda mijada, com a enfermeira chamando a tiazinha da limpeza, nossa foi pra acabá.....kkkkkkkkk.....trágico, mas após 01 ano esse final de semana irei passar pela tortura novamente, tentarei seguir os conselhos de uma rapaz que falou que conseguiu vencer os obstáculos com um enfermeiro que usou uma agulha fininha e tirou o sangue devagar....espero que dê tudo certo!!! Boa sorte para mim e para os demais que passam pelo mesmo problema !!!

    ResponderExcluir
  59. Ainda bem que não sou só eu.... Não tem como sair de uma sala de coleta sem apagar! E o pior de tudo, sempre enche de gente pra ver o que ta acontecendo ou de enfermeiras e médico pra ressuscitar. O meu ultimo exame teve até massagem cardíaca, segundo minha mãe que acompanhou o vexame. Eu mesmo não lembro de nada, só de apertar um bocado de algodão no furo da agulha. Mas espero que um dia meu corpo consiga superar isso.

    ResponderExcluir
  60. exame de sangue é amostra grátis da morte pra mim, por sorte dura pouco!
    tenho 25 anos e quase morro ate hj, meu pai tem q me acompanhar, imagina quando eu tiver algum filho, ou minha futura esposa for fazer exames, vou ter q levar meu pai pra acompanhar eles tb? rsrs

    ResponderExcluir

Ah, fala vai...