quarta-feira, 2 de março de 2016

SOBRE O TIPO DE PARTO

Olha, cansei dessa história de parto normal.

Já deu, ein!
Passei TODA a minha gravidez escutando que o parto normal é melhor porque é normal e não é cirurgia, porque o nenê tem menos chance de ter alergia porque entra em contato com as bactérias do canal vaginal na saída do corpo da mãe, porque o nenê tem menos chance de ter líquido nos pulmões porque quando sai ele é meio que esmagado e o líquido que estava dentro dele sai todo, porque a recuperação da mãe é muito mais rápida e na cesárea ela fica praticamente morta por uma vida toda até conseguir se recuperar, porque o corpo da mãe libera ocitocina na hora do parto (que e o hormônio que te faz amar seu bebê) e dai você vai se conectar com seu filho na hora, entre tantas outras coisas...

E eu sou mole! Isso não é segredo e não é vergonha, pelo menos para mim. Já me aceitei assim. Sou dessas que desmaia tirando sangue, que acha que o helicóptero dos bombeiros vai ter que vir me resgatar no caso de uma unha se desgrudar da pele e que fica de repouso completo por 30 dias quando o médico diz que é pra não fazer esforço por cinco dias.

E na minha cabeça sempre foi certo que eu faria cesárea quando eu engravidasse. Por favor, me dê uma anestesia geral e só me acorde uma semana depois.

Daí que quando eu engravidei TODO MUNDO ficou falando no meu juízo que eu tinha que fazer parto normal. E foram 9 meses (ou 40 semanas, como queira) de auto trabalho psicológico para me convencer de que eu preferia o parto normal ao parto cesárea.

Enfim, quando eu consegui, veio o obstetra e falou "Você não está tendo dilatação nenhuma e o nenê ainda não encaixou. Vamos marcar a cesárea para segunda, ás 9 da manhã", na quinta feira a noite. Pronto, surtei!

Saí do consultório do médico e caí no choro, porque né, fazendo cesárea eu estaria estragando a minha vida e a vida da minha filha para sempre!

Depois de muita conversa e muita paciência do marido, eu aceitei a ideia.

Agora, veja se isso é certo: uma vida toda com a certeza da cesárea, nove meses para anular a certeza da cesárea e colocar no lugar a preferência por parto normal e três dias para voltar tudo ao início.

As pessoas são chatas. Elas gostam de dar opinião, você pedindo ou não. E  não me venha com aquela história de que a opinião é cheia de boa intensão porque é de boa intensão que se pavimenta o caminho do inferno.

Quando estavam lá me torturando, me fazendo querer uma coisa que eu não queria, ninguém me disse que em parto normal a criança pode sufocar se demorar para entrar no trabalho de parto, que já aconteceu do nenê ter o ombro deslocado na tentativa de ser tirado de dentro da mãe, que quando a mãe não tem passagem o suficiente e insiste em fazer parto normal, a criança pode ficar lá entalada e ter que fazer uma cesárea às pressas pra resolver o problema... Parto normal também pode ter problemas.

A verdade é que nenhum tipo de parto é bom. Nenhum tipo de parto é gostosinho. Porque não dá pra achar lindo ter a prexeca esticada até seu limite pra sair uma melancia de onde só passa um limão. Porque não da pra achar divertido ter um corte nas suas 459 camadas de pele e músculo e gordura e parede de útero.

Tudo é difícil, tudo é ruim e tudo pode dar errado.

Pra quem fala que no parto normal a recuperação é rápida e você não sente dor depois do parto, eu te digo: Eu senti dor depois do parto mas durante ele eu não senti nada.
Pra quem fala que no parto normal não tem corte profundo, eu te digo: minha barriga foi cortada mas meu períneo tá inteiro.
E pra quem fala que assim que viu o nenê já caiu de amores, eu te digo: Caio de amores todos os dias pela minha filha, mas no primeiro dia o que eu senti foi medo do que eu teria que fazer com ela pelo resto da vida, coisa que eu acho que todas as mães sentem, antes de sentir qualquer tipo amor, mesmo que não admitam.

O que eu quero dizer pra você que está grávida e está ai, louca, no meio de tanta gente falando o que você deve ou não fazer, é: FODA-SE! Use essa expressão quando você não estiver aguentando mais. Mande a sua mãe, a sua sogra, a sua cunhada, a sua amiga, o seu médico, o seu marido ou o leiteiro se foder se estiverem fazendo você se sentir mal por querer fazer cesárea ao invés de parto normal. Porque a barriga é sua, a prexeca é sua e o filho é seu. Você pode escolher o que é melhor pra você e pro seu filho, independente do que todo mundo está falando.

E agora vou ser muito sincera, se for pra escolher entre parto normal e parto cesárea na próxima gravidez eu escolho NÃO ENGRAVIDAR! Muito obrigada!

10 comentários:

  1. ~ Porque não dá pra achar lindo ter a prexeca esticada até seu limite pra sair uma melancia de onde só passa um limão.~ :(

    eu vejo o parto de uma forma tao linda :`(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sara, desculpe a minha falta de romantismo, mas é que eu me propus a falar das coisas ruins que aconteceram durante a minha gravidez e parto porque as pessoas só falam a parte boa... Ninguém me contou a parte difícil, por isso eu resolvi contar assim. Bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Meu... Amor a primeira vista por vc!
    Estou gravida de 7 meses e qqer coisa (30 semanas) e a Luana me mandou ler esse post, porque ne, motivos obvios... Enfim, estou em processo de discussao do parto, e só sei de uma coisa, alias duas:
    1a Tenho vontade de matar a vaca que inicou esse lance de gravidez eh lindo, romantico e a melhor fase da vida... Essa criatura nunca viveu!
    2a Como escolher um nome que vai ser PRA SEMPRE o nome da crianca? O nome do meu cachorro é Panqueca! Eu nao sei escolher nomes, eu nao sei decidir coisas pra sempre... Eu so sei quero um sushi e um vinho. E logo!

    Beijocas pra vc e pra sua filhota!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Flora!!! Pois é... Não sei de onde tiraram esse negócio de ser lindo. Pode até ser uma coisa muito fantástica um ser se desenvolver dentro do outro, biologicamente falando (apesar de ninguém falar que é lindo uma lombriga dentro de uma pessoa e, segundo o dr. House, o bebê nada mais é do que um parasita - ok, vou escutar xingamentos agora por comparar um bebê com uma lombriga..hehehe... gente, vamos ter senso de humor, vai!), mas as reações que isso dá no corpo da gente não é nada lindo!

      Excluir
    2. Ah! Quanto ao nome... eu também pensei isso... tentei fazer com que ela não me odiasse, então não escolhi nada do tipo Jucicleyde ou Sandrovalda... hahahaha... Assim acho que já tá bom.
      Bjão pra você e que seu parto seja o menos traumático possível. Depois vem aqui pra me contar como foi!!!

      Excluir
  3. Na quinta à noite o médico decidiu que vc não tinha dilatação e marcou a cesárea pra segunda!? Nossa, que emergência, hein. Quase uma semana depois!

    Olha, sinto muito por tudo. Mas, não é questão de opinião pessoal o parto normal ser melhor. É uma questão comprovada cientificamente. Em qualquer país desenvolvido mulheres têm parto normal em sua maioria. Só no Brasil que é esse oba-oba.

    Obstetras brasileiros são mesmo caras de pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. ou Sra. Anônimo, só estou dizendo que essa pressão que fazem em cima da mãe não é legal. E cada uma tem o direito de escolher EM PAZ o que quer para a hora do parto, porque já é uma situação muito difícil, nenhuma mulher precisa de gente tentando obrigá-la a fazer uma coisa que ela não quer! Eu passei por isso e simplesmente ODIEI a pressão. Ninguém merece! Da próxima vez, por favor, se identifique.

      Excluir
  4. Uai... eu acho que o parto pode ser lindo mesmo sendo assustador...
    É lindo saber que uma nova vidinha vai vir depois daquela cena horrorosa do duelo "buraco do limão X melancia"...

    ResponderExcluir

Ah, fala vai...