sábado, 17 de março de 2012

Sobre o primeiro livro aos 31 anos

Dai que depois de 31 anos, 8 meses e 16 dias do início da minha existência, eu comprei o meu primeiro livro. É, pode ficar desacreditado, chocado, indignado. Eu não ligo. Eu nunca escondi que não gosto de ler e que meu negócio era mesmo comer Ruflles sabor churrasco sentada na frente da TV. Giboiando. Se me pedissem pra fazer algumas continhas (qualquer integralzinha básica, ou até mesmo calcular uma viga) eu faria com o maior prazer, mas se me pedissem pra ler alguma coisa eu ficava, instantaneamente, de mal humor.


Eis que um belo dia estava eu andando, inocentemente, com o noivo no shopping e de repente entramos na livraria. Porque o noivo encasquetou com um livro sobre a fuga da monarquia portuguesa para o Brasil (acho que o nome do livro é “1808”), que ele viu com uma colega de trabalho. E quis comprar.

E sabe, apesar de eu não gostar de ler livros, eu adoro entrar em livrarias. Quando fazia Cursinho da Poli (lá no século passado – 1999), eu e meus amigos íamos até a Fnac de Pinheiros e ficávamos lá por horas e horas (boas lembranças). Eu gostava de ficar lendo os resumos dos livros, nas capas e contracapas, mas nunca tive vontade (nem dinheiro na época) de comprar algum deles.

Dai que o noivo foi procurar o tal do livro e eu fiquei ali dando a minha olhadela geral. De repente lembrei de uma conversa sobre “O mal estar na civilização”, que havia tido com um grande amigo há algum tempo e fui lá na seção de psicologia. Procurando Freud!

E tinha tanto livro que eu cheguei a cogitar desistir de tentar procurar, mas a curiosidade foi maior. Achei livros grossos com as obras de Freud (impossíveis de serem compreendidas pela parte mínima do meu cérebro que não funciona fazendo contas) e é lógico que eu nem pensei em compra-los. E lá no meio deles tinha um livrinho fininho, verdinho e pequenininho: Freud Vida & Obra, de Carlos Estevam. PERFEITO! Tudo que alguém que não gosta de ler poderia querer. Abri o livro e comecei a ler a primeira página. E não é que eu tava entendendo? Dai comecei a ler mais e mais e fiquei presa.

O noivo, a essas alturas, já estava tomando café no Frans que ficava no mezanino da livraria e lendo sobre a rainha louca. Subi também e continuei a ler sobre as ideias de Freud, que estavam explicadas de forma tão compreensível. Pedi um chocolate (que eu achei péssimo e caro) e ficamos ali por quase uma hora.

Hora de ir embora. Não resisti e comprei o livro. E foi o melhor que eu poderia ter comprado. Protestando e discordando da afirmação da Renata, que disse que eu, mesmo depois de tanto tempo pra comprar um livro, comecei comprando o mais chato deles!

O livro é ótimo e Freud então, nem se fala!



Tudo bem que depois eu vi um livro do seriado The big bang theory e comprei também. Afinal, não podia sair da livraria me sentindo assim, tão cult, de uma hora pra outra né. E viva os nerds!

6 comentários:

  1. E viva o livro!!!
    Comprei esse do Big Bang, mas ainda não acabei a leitura, acabei passando outros na frente...

    Parabéns pelos livros! E não esquenta, ninguém é obrigado a gostar de ler, né?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu também comprei um primeiro livro no sábado (17/03). Já tinha comprado livros antes, mas todos do tipo que eu gosto. Sábado comprei meu primeiro livro de doutrina (livro de direito!) depois de longos 6 anos na faculdade.
    O que uma monografia nao causa no ser humano, meupaidocéu!!!!
    Eu comecei uns 5 posts nos ultimos tempos, mas estão todos pela metade! Prometo que em breve volto por aqui!
    Bjãozão!

    ResponderExcluir
  3. Eu bem trocaria os livros por saber a tabuada. Fazer conta difícil então, vixi, eu nunca mais leria uma linha!!! Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Nunca é tarde para começar algo! Admito que também não gosto de ler... ja li alguns livros e tenho alguns aqui (tenho um pequeno sobre Platão, tenho Shakespeare, um com diversos poemas, um de anedotas de portugueses e alguns de etiqueta...), mas não sou do tipo que quando tem um tempo livre corre pra biblioteca ou livraria e passa horas lendo. Quero ter o habito da leitura, mas meu computador e a tv sempre me ganham! Hahahaha
    Até mais, querida.
    Abraços e beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Oi garota!!!
    Estou aqui mesmo é pra pedir desculpas por não ter respondido até hj seus comentários, tou numa correria meio fogo!
    Mas prometo que em breve vou voltar ao normal e ser uma boa menina e reponder tudo.

    ResponderExcluir
  6. e eu que nem sabia q existia livro do BBT?

    ResponderExcluir

Ah, fala vai...