quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sobre ser idiota

Dai que agora eu to com um mix de maus sentimentos dentro do meu coraçãozinho amargo.

Minha mamãe é uma pessoa que tem o coração bom e que gosta de ajudar todo mundo. Ela se comove com qualquer história e sempre acha que a gente deve fazer de tudo para ajudar as pessoas que estão precisando.

E eu, por consequência, cresci assim também.

O problema é que tem gente que percebe esse coração mole e se aproveita. Eu mesma já quase tomei um balão de mais de trinta mil reais de uma garota que eu considerava ser praticamente uma irmã.

Dai depois dessa eu aprendi. E aprendi que a gente não pode sair fazendo tudo o que acha que é certo pra ajudar alguém, sem pensar nas consequências que isso pode causar. Porque, com certeza, ninguém pensa na gente.

Só que toda essa bondade que eu resolvi reprimir (para o bem da minha saúde financeira e, por consequência, da minha saúde mental), minha mãe não reprimiu.

Até ai, tudo bem! Mas sabe aquela história de fazer promessa pros outros pagarem? Tipo assim: Se a pereba que saiu na minha bunda secar, eu prometo que o Rogério Ceni vai andar de joelhos do estádio do Morumbi até o estádio do Palmeiras! 

Tem alguma lógica isso? Se eu fosse o santo eu juro que não atendia o pedido! Oras pois! Onde já se viu comprometer o outro a fim de obter o que você quer? No way!

Bom, voltando ao assunto, mamãe é dessas! Ela adora fazer uma bondade e depois manda eu resolver. Tipo assim:

"A senhora vizinha precisa ir ao mercado, leva ela lá porque a filha dela num leva!!! Onde já se viu né? Num levar a mãe no mercado..." (Isso depois de eu ter acordado as seis da manhã, ter pego duas horas de trânsito pra chegar no serviço, ter trabalhado o dia todo até as seis da tarde, ter pego mais duas horas de trânsito pra chegar em casa. E quando eu reclamava: "Nossa! Mas você também só pensa em você! Que que custa ajudar a pessoa que tá precisando? Egoísta!")

"A filha da fulana ta precisando ir, no sábado as oito horas da manhã, lá na casa doces comprar chocolate pra fazer uma encomenda de trufas, cê leva ela lá? Porque a coitada num sabe bem onde é a loja e depois vai ter que trazer tudo no ônibus" (Isso depois de eu ter trabalhado a semana toda, acordando cedo, enquanto a filha da fulana estava em casa dormindo. E quando eu olhava torto: "Credo! Odeio pedir as coisas pra você porque você nunca faz as coisas pra gente com gosto!")

"Sabe aquela senhorinha que mora ali em cima? Ela tá tão apertada de dinheiro, coitada! O filho dela emprestou o cartão pro amigo e o amigo comprou um monte de coisas e não pagou... agora ela tá num aperto! Fiz uma compra e levei lá pra ela. Tá no seu cartão, viu!" (E quando eu pergunto porque é que o filho da mulher então comprou um celular caro, eu escuto: "Mas ele precisava de um celular né? E ele dividiu em dez vezes de 50 reais")

"Eu fui no shopping com minha amiga hoje, mas como fui eu quem convidou, eu paguei o almoço dela... porque fica chato né... fui eu que falei pra gente ir no shopping... então eu é que tenho que pagar"

"Eu fui no shopping com a minha amiga hoje, ela me chamou e eu fui fazer companhia pra ela... ela até quis pagar meu almoço mas eu não deixei né! Eu tava com dinheiro!"

E as coisas vão mais ou menos assim... Num vou reclamar da capacidade que minha mãe tem de enxergar a dificuldade dos outros e nem da inocência dela de achar que todos merecem ajuda. O que me chateia de verdade é que o meu cansaço, o meu sono e o meu dinheiro não são importantes, não têm valor! Só os dos outros é que têm!

Porque eu posso ficar sem descansar, sem dormir e sem comprar as coisas pra mim... mas os outros não podem. E quando eu falo isso pra ela, ela me fala que eu só penso em mim, e que se a gente pode ajudar, porque não ajudar os outros?

Tô chateada! Tô puta da vida! Tô com vontade de chorar! E queria muito saber porque é que a minha mãe sempre acha que eu não tenho direito a nada e que os outros têm direito a tudo!

Eu só posso ser idiota! Só pode ser isso!

Alguém pode me explicar isso???

6 comentários:

  1. "Minha mamãe é uma pessoa que tem o coração bom e que gosta de ajudar todo mundo. Ela se comove com qualquer história e sempre acha que a gente deve fazer de tudo para ajudar as pessoas que estão precisando." minha mae eh IGUAL! Eu fico LOUCA de vontade de chacoalhar!
    " Tipo assim: Se a pereba que saiu na minha bunda secar, eu prometo que o Rogério Ceni vai andar de joelhos do estádio do Morumbi até o estádio do Palmeiras!" 1) voce ta com uma pereba na bunda? 2) a partir de agora eu SEMPRE vou fazer promessas que envolvam o Rogerio Ceni fazendo algo por mim... hahahahaha
    "Tô chateada! Tô puta da vida! Tô com vontade de chorar! E queria muito saber porque é que a minha mãe sempre acha que eu não tenho direito a nada e que os outros têm direito a tudo!" Ai... que que houve? Conta pra gente! Que as amigues estao aqui pra ajudar... Sabe o que eu acho que acontece? Nossas maes veem que somos muito independentes e "mudernas", a gente nao tem necessidades, os outros tem. A gente nao tem problemas, os outros sim! E olha, eu entendo taaaanto o que voce ta falando... porque ontem mesmo ela veio falar do pobre do meu irmao, que trabalha muito, mimimi... e eu, a idiota, me ofereci pra ajudar... Vou ajuda-lo e escrever o TGI do curso dele, que ja devia ter sido feito ha uns dois anos. Isso porque o meu irmao, aquele pobre, veio passear na Zoropa ano passado... ficou um mes viajando... e agora a bomba estoura em cima de mim, ne?

    ResponderExcluir
  2. Menina, vc tomou uma volta de 30 mil dinheiros?
    Tem gente matando por muito menos!
    Conta prazamiga no gaiola para a gente falar muito mal da desgraçada!
    Obs. Minha mãe é igual! Toda roubada que contam pra ela, ela diz "Fala com a minha filha! Ela é advogada e pode te ajudar!". Mas eu não faço mágica, nem todo problema é simples ou rápido de resolver e nem todo mundo é santo nesse mundo! Ainda por cima, todo mundo quer um advogado, mas não quer pagar! É foda!
    Já me estressei por causa disso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Voltei!!!!

    Olha eu entendo perfeitamente bem o que você está sentindo! É como se os probleminhas dos outros fossem questão de vida ou morte e os seus fossem bobeiras! Acho que é pq mãe tem a mania de achar que a cria dela é capaz de tudo, como se fosse um super herói ou coisa do tipo. Existem três coisas que as vezes melhoram a situação...
    1ª tentar explicar, com muita paciência, que você não é de ferro;
    2ª inventar um monte de coisas pra fazer (tipo, adiantar um projeto, trabalho, dizer que já se comprometeu em ajudar outra pessoa...)
    3ª dizer não, não, não, não e não! Nem que compre uma briguinha de leve!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. explicar eu nao posso, mas que sua mae as vezes me faz rir, faz .

    bjs linda
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu poderia falar um monte de coisas... mas melhor ficar quieta rsss

    Kisu!

    ResponderExcluir
  6. Ah querida, eu tava rolando de rir do post...até ver que você fica triste de verdade.
    Desde pequenininha eu aprendi uma palavrinha mágica, que tem me ajudado desde então.
    Não é nem por favor, nem obrigada, nem com licença!
    É NÃO!!
    Não vou levar a fulana, não vou buscar a cicrana, não vou pagar a conta dessa ou daquela..e não, você não pode usar meu cartão, nem pagar o almoço da vizinhança com o meu cartão nem com o meu dinheiro...

    NÃO!!!

    ResponderExcluir

Ah, fala vai...