domingo, 28 de abril de 2013

Sobre Campinas

Outro dia eu estava procurando alguma foto de boteco pra colocar em um post, dai uma coisa levou a outra e eu me peguei procurando o endereço de um bar que existia em Campinas, o Ponto Final.

Lógico que eu não achei, mas achei o blog do Arnaldo - Bau de Tranqueiras -  e gostei bastante!

Ele fez uma lista de lugares em Campinas onde ele foi comer. Achei a ideia muito boa, mas já que eu não estou mais por lá para poder fazer isso, resolvi fazer uma listinha das 10 coisas que conheci por lá e que hoje sinto saudade.

Vou convidar a Luana e a Inaie pra fazerem o mesmo nos seus blogs, já que também moraram em Campinas.


10º lugar - SHOPPING GALLERIA - Não era bom pra comprar porque era muito caro, mas eu adorava ir até lá passear. O shopping é aberto e tem uma cachoeira no meio! Ainda não vi outro mais bonito!




9º lugar - RODIZIO DE PIZZA NA MONTE BELLO - Teve uma época que pelo menos uma vez por semana eu ia lá. Época dourada em que eu não engordava e comia feito um pedreiro! A pizza de banana com sorvete era muitoooo boa!

8º lugar - CAMELÓDROMO DO VIADUTO CURY - Era uma verdadeira cidade de camelôs! Tinha de tudo e eu passava quase todos os dias (no período em que trabalhei no centro) por lá.

7º lugar - BAR DA CACHOEIRA - A cachoeira desse bar é uma vergonha. É uma quedinha que mais me me lembra uma galeria de esgoto, mas com água limpa. Mas o bar é bonito, a cerveja era gelada e a comida era boa. Fica no meio de Joaquim Egídio e pra chegar precisa fazer um rally numas ruas de terra. Mas vale a pena.

6º lugar - FIOS DE OVOS - Esse eu conheci recentemente e achei incrível! Tem o melhor quindim do mundo e foi indicado pela Luana (Maldita seja! Porque agora eu estou longe e não posso mais ir até lá! Hunfff).



5º lugar - BAR DO ZÉ (ANTIGO) - Era um butecão, que hoje já mudou de lugar e de estilo, que ficava bem na frente da moradia da Unicamp. Acho até que peguei a época em que esse bar se chamava "Bar do Baldo". Nunca conheci o Baldo, mas conheci gente que conhecia ele. Era ali que eu passava várias noites jogando sinuca e tomando cerveja. E pra ir embora bastava atravessar a rua.

4º lugar - PARQUE DO TAQUARAL - Adorava andar por lá no começo da manhã. O parque é lindo, dá pra fazer uma caminhada de uns 40 minutos, com uma tranquilidade absurda! No meio de vários gatos que moram por lá.



3º lugar - X-BACON DO BIGODE - Tudo começou com um trailer, o sanduba era baratinho e enorme. Mês passado estive lá e agora o preço subiu, o trailer virou uma lanchonete e o bacon continua maravilhoso! Por muitas vezes esse sanduba foi minha janta!

2º lugar - SOLAR DOS PAMPAS - Preço fixo com comida e sobremesas a vontade!!! O suspiro com morangos era divino, o churrasco muito bem feito e o buffet de saladas e massas muito variado!

1º lugar - UNICAMP - pois é, esse sempre vai ser o primeiríssimo lugar da lista. A Universidade é incrível, dá suporte para as pessoas que não têm condições financeiras de se sustentar sozinha por lá (eu tive auxílio por quase todo o tempo em que estudei lá), tem um bandejão que eu considero muito bom, na medida do possível (tirando o peixe na água.. aquele num dava pra passar), tem muitos eventos legais para se participar (de festas a oportunidades profissionais/acadêmicos), tem uma moradia espaçosa, com pessoas de todos os estilos, crenças e costumes... e além de tudo isso,
é uma das melhores universidades do Brasil (e pelo que sei está entre as 200 melhores do mundo).

Saudade principalmente de conviver com gente louca... do tipo que estuda sax atrás da caixa de entulho do ginásio...

Tempinho bom que não volta! Vamos ver se consigo voltar lá ainda esse ano!

19 comentários:

  1. Legal a ideia e bom conhecer Campinas! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram faltando lugares.. vou ter que fazer um post complemento..rs..

      Excluir
  2. q legal essas recordacoes!
    um dia vou escrever de como foi morar em Montevideo, capital do meu Pais.
    Eu moro na frontera com Brasil. Bjo.
    Sigo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva sim, Lu!
      Quando a gente faz essas listinhas acaba forçando a memória começa a perceber o que foi mais importante.
      Bjoksssss

      Excluir
  3. Interesante a sua lista. Legal perceber que cada lugar tem uma importância singular na sua história. Só por brincadeira, deixa eu tentar dizer o que cada um destes 10 lugares dizem a mim.

    10° lugar: Shopping Galleria.
    Continua sendo um local caro para comprar, mas é o shopping mais charmoso da cidade. Num dos dias da semana (não sei se é na quarta ou na quinta), era o dia do beijo no cinema, ou seja, você paga meia entrada se der um beijo na sua esposa ou namorada, na hora de comprar o ingresso. Eu e minha mulher usamos bastante esta promoção. Há alguns meses, eles ampliaram a área de lojas no shopping e, entre as novidades, inauguraram uma filial da Livraria da Vila, que só existia em São Paulo. Temos ido bastante lá, por isso.

    9° Lugar: Rodízio de pizza na Monte Bello
    Acho que só fui uma ou duas vezes nesta pizzaria e não comi rodízio. Na verdade, não gostamos muito de lá. Hoje, de longe, a melhor pizzaria da cidade é a pizzaria Bras, filial do restaurante de São Paulo, também considerado por muita gente como a melhor da capital. Gostava muito da Fiduccia, mas fechou no ano passado.

    8° Lugar: Camelódromo do viaduto Cury
    Fui somente uma vez lá, procurando uma versão pirata do dicionário eletronico do Houaiss, mas ninguém sabia do que eu estava falando. Só tinha CDs de dupla sertaneja!

    7° Lugar: Bar da cachoeira
    Nunca fui, mas sempre via a placa quando eu ia comer no restaurante Cambuquira do meu amigo Caco Piccolo. O Cambuquira foi vendido e logo depois fechou.

    6° Lugar: Fio de Ovos
    Ainda não conheço, mas fiquei curioso pra conhecer desde seu comentário no meu blog.

    5° Lugar: Bar do Zé
    Não conheço e, provavelmente não tem nada a ver como bar de mesmo nome que existe em Barão Geraldo, em que o mote é Rock. Não é minha praia, já que sou do samba.

    4° Lugar:Parque do Taquaral
    É de fato, um lugar muito gostoso para caminhar. É mais utilizado pela minha filha do que por mim.

    3° Lugar: X-Bacon do Bar do Bigode
    Não conheço. Nem sei onde fica.

    2° Lugar: Solar dos Pampas
    Fui lá só uma vez e não me animei em voltar. Prefiro a churrascaria Estância (que no seu tempo, talvez se chamasse Trevisan), que fica no mesmo bairro e nem é tão mais caro (e é infinitamente melhor).

    1° Lugar: Unicamp.
    Passo por dentro dela todos os dias, na ida e na volta do meu trabalho, desde que abriram uma comunicação direta com a rodovia Dom Pedro. Não tenho nenhuma outra relação com a Universidade, já que minha filha, mesmo morando aqui, acabou indo estudar na USP onde ainda faz mestrado.

    Um beijo,

    Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs.. gostei do seu comentário. É bom saber o que as outras pessoas acham dos lugares!
      Mas, protesto!!! Solar dos Pampas é um paraíso... hahahahaha principalmente pra gente faminta feito eu..hahahahaha Quer dizer, não sei ainda é né...
      O Bar do zé foi migrando de lugar... mas inicialmente ele era na frente da moradia. Quando eu sai de Cps ele já estava nesse estilo rock&Roll.
      Meu noivo também é meio que do samba... apesar das minhas tentativas de tirá-lo dessa vida!

      Excluir
    2. Eu não tenho nada contra o rock, contanto que eu não tenha que ouvi-lo. Na verdade, é o samba que me comove.

      A moradia é na avenida Santa Isabel, não é? Sempre passo perto de lá quando vamos comer acarajé no bar da Tonha (ou da Baiana), ou quando vamos em algum dos Saraus do Tucun. Você chegou a frequentar algum destes lugares?

      Excluir
    3. É na sta isabel sim! E eu ia bastante no bar da baiana. Meu noivo adorava o acarajé de la. Eu não sou muito chegada mas comia outras coisas!!! Poxa.. vou ter que escrever outro post com mais lugares de campinas..rs.. e ficou faltando o vitak... ce conhece?

      Excluir
    4. Vitak?

      Não conheço não. É (ou era) em Barão?

      Excluir
    5. É em Barão sim... é uma portinha que tem lá no centro, é pertinho do santander que tem do lado do Santa fé.. ainda tem santa fé lá? É um lugarzinho que vende salgados e sucos/vitaminas.. é bem "pé sujo", rs... mas eu gostava bastante! Eu só conhecia lugar assim.. hahahahaha

      Excluir
    6. Respondi sobre o Santa Fé no meu blog. Esta nossa comunicação está meio caótica, mas está divertida.

      Excluir
  4. Respondi seus comentários lá no meu blog, no Post sobre Barão Geraldo.

    Sobre escrever sobre comida, também me interesso muito sobre o tema, mas tenho tido um pouco de preguiça de escrever. Tanto que, desde 2010, o blog estava parado. Só reativei devido ao Facebook, escrevi mais uns dois posts e depois parei de novo. Vou ver se tomo jeito e retomo o hábito (aos poucos).

    ResponderExcluir
  5. Delicia ler sobre os lugares de Campinas que lhe trazem recordações...Alguns poucos eu conheço!Houve época que eu caminhava na Lagoa,há tempos não vou lá...Espero Luana e Inaie(minha filha) escreverem sobre o tema no blog delas...seria interessante! Bjs Inté!

    ResponderExcluir
  6. Campinas!!! <3

    Vou fazer o post sim, mas so em julho, quando for pra la reviver os lugares que eu amo... =)

    ResponderExcluir
  7. Acho que a única coisa que conheço de Cps é a Unicamp e o Taquaral... aliás na época que eu visitava meus amigos com certa frequência, eu adorava tomar a limonada suíça que tinha num quiosque do parque... saudades... Namorido é de campinas.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  8. Te mandei um recadinho pelo Facebook. Você recebeu?

    ResponderExcluir
  9. Ai que saudade de Campiiiinas.....

    ResponderExcluir
  10. Amo cidades do interior, embora Campinas seja bem grande né. Fui prá lá algumas vezes quando trabalhava na CPFL, mas nunca consegui passear por lá direito. Morei 5 anos em Limeira, ali naquela região, e amava de paixão. Meu sonho poder voltar a morar lá!
    Beijos

    ResponderExcluir

Ah, fala vai...