sábado, 23 de março de 2013

Sobre finanças



Dai que dinheiro é a solução pra (quase) tudo nesse mundo... o problema é a falta dele.

Desde que mamãe se aposentou (descanso muito mais do que merecido) eu dou mesada pra ela. Num to reclamando não porque ela passou a vida toda trabalhando como doméstica pra me sustentar e me dar o que eu precisava, então agora não é mais do que a minha obrigação dar uma graninha pra ela poder ficar em casa. Aliás, num é obrigação, é um verdadeiro prazer conseguir proporcionar isso pra minha mãezinha do coração.

Mas (como tudo tem um mas), ela as vezes testa o meu sistema nervoso.

Mamãe passou a vida toda querendo emagrecer. Porque emagrecer é difícil, quanto mais a idade vai passando, menos o corpo vai ajudando. Ainda mais quando sua principal refeição é pão. Aquele pão francês quentinho e fresquinho da padaria do seu João (mentira! num sei qual é o nome do dono da padaria, mas ilustremos assim). Aquele pãozinho que tem a casquinha crocante e o miolo branquinho e macio. Ah!!! O pãozinho francês saído na hora! Tem coisa melhor? Segundo mamãe, não! Com ovo frito então... Poderia ficar mais perfeito?

E numa sentada mamãe mandava três desses pra dentro. Num sei como a criatura num morreu com colesterol alto ainda. Enfim... o negócio é que ela queria mesmo era emagrecer. Dai você me fala: Porra! Mas comendo assim num tem como!!!! E eu responto: Eu sei! Agora explica isso pra ela!!!

Dai que num belo dia de sol... mamãe caminhando feliz e contente, voltando do banco após pagar as contas,  cruza com uma mulher que entrega um papelzinho pra ela. Papelzinho este que promete fazer a pessoa virar Gisele Bündchen tomando shakes.



Ah, mas que presente de Deus ein! Era tudo o que mamãe (desocupada) precisava! Foi conhecer o estabelecimento da mulher e já comprou um kit pra semana toda, composto por um shake e dois chás por dia. Sim senhores, era a Herbalife!

Antes que algum representante da Herbalife comece a tentar me convencer de que eu preciso virar uma representante da mesma, eu quero falar uma coisa: Não questiono a qualidade dos produtos. Mamãe realmente falou que se sentia melhor consumindo os produtos. Mas porra, num dava pra ser mais barato um pouco? Num dava pra parar de ficar tentando fazer a pessoa comprar esses kits enormes pra ganhar desconto?

Sei que mamãe ficou alucinada! Começou a comprar as coisas da Herbalife e um dia me ligou com voz de quem tinha aprontado (quem assiste o Everybody hates Chris visualize a Rochele falando isso):

Mãe: Oi Li!
Eu: Oi Mãe, tudo bem?
Mãe: Tudo! Fiz uma loucura!

(e TO-DAS as vezes que ela me liga falando "fiz uma loucura", "fiz uma burrada", "fiz uma coisa"... Enfim, qualquer frase começada com "eu fiz..." eu já sei que ela gastou dinheiro de mais com coisa que não precisava)

Eu (já tento mini paradas cardíacas): O que foi?
Mãe: Comprei um kit da Herbalife! Ficou em 1400 reais...
Eu (tendo convulsões): ......... E você pagou como?
Mãe: No cartão, ué! (óbvio né?! Porque será que eu perguntei???) Mas eu dividi em duas vezes!!! (Ah bom, né!!! Porque 700 reais é trocado mesmo....)
Eu: ........ E você vai ter dinheiro pra pagar?
Mãe: Não! Mas você completa!



E eu briguei com ela! Briguei mesmo! Depois fiquei com remorso porque lembrei dos dias que ela saia do trabalho as nove da noite, das coisas que ela deixou de comprar pra ela pra poder comprar meu material de escola, das noites que ela passou acordada preocupada comigo... dai me arrependi e pedi desculpa. Mas tentei explicar com toda calma do mundo que ela não podia fazer isso porque eu não estava com dinheiro programado pra pagar conta que eu não fiz... Acho que ela entendeu. Pelo menos num fez mais isso.

Mas de vez em quando aparecem umas comprinhas estranhas na conta dela (é, eu tenho acesso à conta dela pela internet porque se eu não ficar de olho ela compra a estatua da liberdade), tipo uns almoços que eu sei que ela pagou pra outra pessoa (dai depois descubro que foi pra vizinha ou pra amiga), ou umas compras em lojinhas de presente (que depois eu descubro que foi pra comprar uma lembrancinha pra dentista), ou umas compras na Marisa (que depois eu descubro que foi uma super promoção e que a camisa tava tão em conta e que ela tava tão sem roupa pra usar porque ela ta gorda... mas ela vai emagrecer)... Mas pelo menos não é mais pra eu pagar. Ela mesmo dá conta do gasto.

E semana passada eu achei mais uma dessas comprinhas. Dessa vez foi lá na loja de 1,99 que tem perto da casa dela. O gasto foi de 114 reais e ela já tinha acabado com o salário do mês (cada vez que eu fico com cara feia olhando o computador - no caso a conta dela - e começo a falar "PUTAQUEOPARIU... PUTAQUEOPARIU..." a estagiária daqui já sabe e fala "foi a mãe dela").... Liguei pra perguntar o que tinha sido aquilo. Dai ela explicou: Não fui eu! Eu paguei pra amiga, mas ela já me deu o dinheiro de volta!


O coração para de palpitar... mas saber se isso é verdade ou travessura, nós nunca saberemos!!!


7 comentários:

  1. aquele momento que vc se ve sendo mae da sua mae!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Você já tinha me contado na sexta, porém o texto ficou mais completo e engraçadíssimo.

    Gente, tira p cartão da sua mãe! Ou melhor, ativa o serviço de receber torpedo no celular, porque assim que ela passar o cartão de crédito, emitirão um torpedo no seu Smartphone na hora!

    Fica esperta hein. Sua mãe é um estouro! kkkkkkkkkkk

    Linda, lembrei da minha mãezita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que eu leio a lu dizendo que tem mini-paradas cardíacas, eu começo a rir!
    Daí leio sobre você falando da sua mãe, começo a rir sem parar porque é assim mesmo quando minha mãe vem falar do cartão dela. huashuashuahuas
    Então, eu imagino que o produto começou a fazer efeito, ela está conseguindo se controlar e emagrecer... E isso faz bem à auto-estima dela e se empolgou! Só imagino, já que não a conheço!
    Enfim, eu também me descabelo com a minha, xingo um monte e depois fico arrependida.
    Mas mãe é mãe né!
    E já tem notícias do resultado da dieta dela?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Conheço mãe assim e olha que gasta mais do que tem, estoura o cartão de crédito e pede pra filho cobrir as despesas.. depois fica a beira da morte tentando pagar por coisas que nem va usar.. Eu não entendo isso... Mas, mãe é mãe e ainda mais dos outros rs. Não cabe a mim achar alguma coisa rs

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. "Com ovo frito então... Poderia ficar mais perfeito?" argh! nao destrua o pobre pao! hahaha... eu gosto dele com manteiga, MUITA manteiga.
    "Mãe: Comprei um kit da Herbalife! Ficou em 1400 reais..." CARALEOOO!!! Que que eles vendem? Po de ouro?
    bicho... deve ser coisa de mae! so que no caso da minha eu nao dou mais grana, nao... meu pai deixou uma pensao razoavel pra ela e nao eh justo eu cobrir as contas dela poruqe ela gastou com gente chupim.
    E eu vou patentear essa dos mini ataque cardiacos... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Lu, respeite o pão com ovo. Ovo frito com gema mole é a melhor coisa que inventaram pra por dentro de um pão!

      Excluir
  6. nossa, acho que vou ser uma mae assim rs

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br


    ResponderExcluir

Ah, fala vai...