quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobre a Autoescola e o Sistema


Dai que tirar carteira de motorista é um processo que faz com que a pessoa se sinta livre, independente, adulta.

Eu aprendi a dirigir com 15 anos, com um ex namorado irresponsável louco que resolveu me deixar dirigir o carro dele depois de eu falar que eu já sabia dirigir, mesmo ele sabendo que eu não sabia nada...

E eu sonhava com o dia em que eu faria 18 anos para poder tirar minha carteira. Na verdade lá em SP (Selva de Pedra) a gente fala carta de motorista... mas acabei me policiando pra falar carteira porque o povo daqui de Deus me Livre não entendeu quando eu falei “carta”.

Como faz um certo tempo que eu tirei a minha carteira, não precisei fazer um milhão de aulas, não precisei colocar minha digital (eletrônica) em lugar nenhum, não precisei fazer curso de primeiros socorros nem nada disso. Fui lá e tirei minha carteira.

Ó a cara da Tchuca (minha cachorrinha), no banco do passageiro!!!
Dez anos depois minha mamãe foi quem entrou na fila para tirar a carteira dela. Ela sempre quis aprender a dirigir mas eu nem sei porque nunca ensinei a coitada. Alias, sei sim, sai com ela um dia e ela quase bateu num muro, depois quase bateu na traseira de um carro e queria, depois disso tudo, dirigir numa pracinha onde tinham várias crianças correndo pra lá e pra cá.

Ela é sem noção? Nããããoooo! De maneira nenhuma. Então depois de quase morrer do coração eu resolvi que isso tinha que ser resolvido por um profissional. Levei ela na auto escola e fizemos a matrícula.

Achei que tudo seria muito fácil, como foi comigo. A dona da autoescola foi suuuper simpática, apesar de tentar com todos os argumentos possíveis, me fazer pagar o DOBRO do valor da carta para que minha mãe não fosse reprovada nas aulas. Eu expliquei que, como eu não estaria lá com ela, porque estava de mudança aqui para Deus me Livre, eu queria que ela passasse na raça, porque se não depois ela não iria conseguir dirigir sozinha na Selva de Pedra.

Achei que estava tudo certo. As aulas teóricas começaram depois de uma certa demora, porque mamãe tinha que fazer uns exames médicos antes e como o detran estava implantando um negócio lá pra colocar a digital da pessoa “eletronicamente”, tava dando pau direto e a pessoa não conseguia fazer o tal processo.

Aulas teóricas terminadas, dias e dias se passaram e nada de marcarem a prova. A dona da autoescola sempre cheia de conversa, falando que o detran não tava deixando marcar a prova, que tava dando problema no “sistema”... e nisso foi um mês.

Aliás, esse “sistema” é um problema. Nunca nenhum “sistema” funciona direito. A pessoa vai no banco e quer sacar dinheiro – caiu o sistema; a pessoa vai marcar prova no detran – caiu o sistema; a pessoa quer pegar a segunda via da conta de água que o cachorro comeu – caiu o sistema; a pessoa vai dar uma cagada no banheiro – caiu o sistema. Essa porra é desculpa pra tudo que não dá certo, alguém já percebeu isso?

Bom, mamãe conseguiu fazer a prova e passou. Começaram as aulas práticas. E como hoje as pessoas precisam fazer um número mínimo de aulas antes de fazer a prova prática, elas precisam também botar a tal da digital lá no aparelhinho que lê seu dedo. E dai entra, mais uma vez, o “sistema caído”. Minha mãe fez 16 aulas a mais do que o número mínimo (que no caso dela eram 20 aulas) porque eu queria que ela aprendesse a dirigir (doce ilusão). E pra colocar essas digitais foi uma odisseia. Foram meses! Juro mesmo! 

Ela tinha que ir na autoescola fora do horário das aulas porque quando ela ia fazer as aulas, nunca mandavam ela colocar a digital. E até hoje eu não sei porquê. Tinha um montão de gente com as digitais atrasadas... dai demorava um monte pra pessoa conseguir marcar a prova prática.
Enfim tudo passou e mamãe foi fazer a prova. Ela fez tudo direitinho. Só fez uma coisa errada: não perguntou pro instrutor se ela tinha sido aprovada assim que acabou de fazer o percurso.

Dai foi perguntar pra dona da autoescola (que a essas alturas eu já tinha percebido que era uma pilantra de marca maior) se ela tinha passado. Dai é claro que a sacana falou que não. Ela queria que eu pagasse 600 paus pra ela “tentar reverter” a situação. Falei que não. Não mesmo! Se minha mãe tivesse reprovado ela ia fazer mais aulas e ia fazer outra prova.

Vaca dona da autoescola
Passaram duas semanas e nada de remarcarem a prova pra minha mãe. A pilantrona da autoescola falava que os documentos da minha mãe ainda estavam no detran e eles ainda não tinham mandado pra ela. Achei estranho porque geralmente eles devolvem no dia logo depois da prova.

Por sorte eu tava passando férias na Selva de Pedra e resolvi (por insistência telefônica do noivorido) ir até o detran saber o que tava acontecendo. Cheguei lá e fiz cara de gatinho do sherek e falei que achava que a mulher da autoescola estava me enrolando. Sei que esse complô pra compra de carteiras de motorista envolve, e muito, o povo no detran, mas me fiz de inocente e fiquei lá perguntando “cadê os documentos da minha mãe?”.

Até que um deles percebeu que eu ia dormir lá se eles não resolvessem o meu problema e ele falou “sua mãe foi aprovada, é só ela esperar que a CNH dela vai pra autoescola”. Eu agradeci e voltei pra casa.

Liguei pra pilantrona e perguntei “quando é que a carteira da minha mãe vai chegar?” e ela falou que sabia que a minha mãe tinha passado mas que ia fazer surpresa pra ela. Ia entregar de surpresa a CNH dela quando chegasse. Engraçado que nesse meio tempo ela queria meu dinheiro. Surpresa interessante essa!
E assim a saga da carteira de motorista de mamãe termina. Mas eu resolvi contar tudo isso porque essa semana aconteceu um fato interessante com um colega do noivorido que me fez lembrar toda essa história (de terror).

O coitado comprou uma moto e teve que tirar a carteira de motorista. Ele está tentando desesperadamente marcar a prova prática, porque já fez tudo o que tinha que fazer. Dai essa semana ele foi até a autoescola:

Colega engenheiro: Oi, eu vim ver que dia vai ser minha prova.

A mocinha da autoescola olhando uma planilha de excel no monitor: Hummm... to olhando aqui e o sistema não tá liberando pra marcar sua prova ainda.

Colega engenheiro com cara de otário: Moça, isso não é o sistema! Isso é uma PLANILHA DO EXCEL!!!



Ah! Sistema! Além de estar sempre caído por ai, agora inventou de se disfarçar de excel, né? Danadinho!!!

Acho que esse vai passar mais raiva do que a minha mãe... Eu falei, devia ter comprado um jegue. A vida ia ser muito mais fácil...


22 comentários:

  1. Infelizmente não conheço ninguém que não tenha passado por isso aqui nessa nossa terrinha. Eu acho que a gente "valoriza" muito a autoridade de quem não tem e acredita em tudo.
    Se a gente entra dando coices já dizem que é grosso, mal educado,..., mas a coisa anda diferente. Então, dentro dos padrões de educação e cultura administrativos, o melhor seria ter comprado um jegue mesmo.
    Bjosss
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Manoel... difícil conseguir as coisas aqui do jeito certo. E o pior é que tentam enrolar a gente com coisa absurdas, que chegam ao ponto de ofenderem a nossa inteligência... como foi o caso do colega ai que passou raiva porque a menina quis enganar o cara com uma planilha de excel... achei isso o cúmulo da ofensa.
      bjoksssss

      Excluir
  2. Você que não entendeu direito, Li: seu amigo não comprou um jegue porque os jegues estão trabalhando nas autoescolas, não só aí em Deus me livre, mas em todo o Brasil. Logo, o problema não está no sistema em si, mas no fato de que jegues não conseguem manipulá-lo.
    (se alguém de autoescola ler isso, vai vir com tudo em cima de mim...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho que esses "jegues" usam é de má fé mesmo. Eles tentam te enganar de todos os jeitos! Eles querem fazer tudo de qualquer jeito e querem que você pense que a culpa não é deles. Mas é SIMMM!!! E se tiver alguém de autoescola pra reclamar, que venha! Essa briga eu compro!!!
      Cambada de gente pilantra!!!
      bjoksssssss

      Excluir
  3. Detran... precisei renovar minha carteira no Rio. Preciso dizer algo mais? OMG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff... nem fale... aminha vai vencer no ano que vem... eu já tô sofrendo por antecipação.

      Excluir
  4. Por incrível que pareça acabo de pegar minha "carta" em Jundiaí tb fala-se carta.
    E contei no Psicoses o que aconteceu qdo fui fazer o exame de vista. O link é esse aqui: http://www.adoravelpsico.blogspot.com.br/2013/01/renovacao-de-cnh.html

    Infelizmente nesse meio, tem gente pilantra pra caramba. Trabalho em Várzea Paulista que é pior. A coisa aqui é tão feia que várias autoescolas já foram fechadas por causa de venda de carta. E mesmo assim continua.

    Bêjo da Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, nem fala... a pessoa morre de raiva! Num sei como chegou nessa situação viu! credo!

      Excluir
  5. A mulher da auto escola achou que você tem cara de mulher rica!

    Minha filha, eu preciso tirar férias logo pra arrumar esse seu blog hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é legal ter cara de rica e ser pobre... dá muito "pobrema". Bom mesmo era ter cara de pobre com bolso de gente rica... assim ninguém ia pedir dinheiro emprestado e nem querer me sequestrar..heheheh
      por favor entre de férias e me avise porque eu passei horas mexendo nesse layout e consegui colocar umas bordas pretas e grossas em volta das figuras que ficou uma merda. Agora eu nao sei mais onde tirar isso e não tenho tempo pra descobrir.. mas eu gostei das cortinas!!
      bjksssss

      Excluir
  6. nossa, que mulher espertinha essa viu? espero que quando eu for tirar a minha, isso nunca me aconteça. Tadinho do seu amigo.

    ah, respondendo as perguntinhas la do blog:
    - la na academia, um bonito deixou uma torradeira ligada no qual ocasionou o fogo, acredita? Mas ng da academia e do restaurante se feriu.
    - pena que vc nao podera estar aqui para o encontro de blogueiras, mas se eu conseguir ir e me esforçarei pra isso, contarei tudinho, fica ligada?

    bjs
    @RaCk__
    http://rackneves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto lhe informar mas duvido que você não tenha dor de cabeça quando for tirar a sua... Essa desgraça está generalizada... e esse povo de autoescola não tem mais conserto não.

      Excluir
  7. Cara, que ODIO!!! Eu li que aqui em Narnia eles fazem voce reprovar de proposito varias vezes, se voce eh estrangeiro (eu) porque os caras nao sabem direito seus direitos. Vou fazer minha prova em alguns dias, veremos!!
    E a filhadeumaputa queria fazer uma SURPRESA? VACA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui no Brasil que te reprovam de propósito pra você pagar propina pra eles?
      Vou te falar viu... é um esquema do inferno!!!

      Excluir
  8. Merecia uma denúncia... se não no PROCON, pelo menos no site www.reclameaqui.com.br !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecia era um escândalo tipo Datena mesmo... mas minha mãe ia me matar se eu fizesse barraco... mas que deu vontade, isso deu...

      Excluir
  9. Então, como eu cheguei tarde, quero dizer que já fiquei com um carinha daí de SP e uma vez le veio dizer que tirou a carta. Na minha mentalidade de carioca, eu imaginei que fossem cartas postais. Daí fiquei pensando que paulista é tudo estranho, que aqui, enquanto nós recebemos as cartas em casa, aí vocês tem que retirar no correios.
    Só depois que eu entendi que a tal carta era a carteira de motorista! DãaHUAHSUAHSUAS
    Beijos e fico impressionada com histórias como a sua! Não sei dizer se seria incompetencia mesmo ou má-fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era má fé mesmo! Não era incompetência não. Eles querem te enganar MESMO! e de QUALQUER JEITO. O que mais me deixa furiosa é a ofensa à inteligencia das pessoas.. porque eles tratam os alunos como retardados, eles acham que podem te enrolar e você não vai falar nada....
      Quanto à "carta retirada nos correios" eu só vou falar uma coisa... Eike Olivia!!! hahahahahahahahhahaha Tinha que ser carioca mesmo, viu.. afff...hahahaha

      Excluir
  10. Nossa, essa nasceu com a missão de enganar o mundo inteiro.

    Vai saber quantas pessoas ela não ludibriou nessa auto escola.

    Surpresa? De 600 pilas?

    Vá cagar!

    Safada!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. eu que devia fazer uma surpresa pra ela.. aquela infeliz! hunfff... passei tanta raiva...

      Excluir
  11. Nossa, me identifiquei muito aqui. Tem mais ou menos uns 6 meses que tô tentando tirar carteira. Essa coisa de sistema fora do ar me tomou uns dois meses, porque levei eeeeeeeeeras até conseguir marcar minha prova teórica. Terminei as aulas em outubro e fui fazer prova em dezembro, e tive que esperar o sistema acordar depois das festas de fim de ano pra conseguir a permissão pra fazer as aulas práticas, que deviam começar amanhã, mas foram adiadas pra sexta por ~problemas no sistema~.
    Resumindo, seu texto me lembrou que ainda dá pra piorar. hahahaha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... como diria um ex professor meu do cursinho "tudo pode piorar... você é que não tem criatividade..."
      Era tão animador escutar isso enquanto a gente estudava pra passar no vestibular..hahahaha
      bjokssss

      Excluir

Ah, fala vai...